22 de abril de 2008

Oficina Cultural 2008

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Criatividade. Esta é a receita da Escola Estadual Dorval Porto para atrair a atenção dos jovens para temas de interesse social. Neste mês de abril, a escola (localizada no bairro do Crespo) organizou sua primeira oficina cultural do ano que teve como tema a valorização da vida.


Resultado de um Planejamento político pedagógico realizado anualmente, a Oficina Cultural acontece a cada bimestre na escola. “É a oportunidade dos estudantes mostrarem seus talentos, desenvolverem suas habilidades criativas e de liderança e também de discutirem temas que venham a contribuir com sua formação humana”, explicou a gestora da escola, professora Joyce Gonçalves, ressaltando que 500 estudantes participaram da atividade. Na Oficina, os jovens abordaram temas como Drogas, Poluição, Gravidez na Adolescência e Violência Doméstica. A escola Dorval Porto integra a Coordenadoria Distrital 2 da Seduc.
Fonte: Seduc on line - Boletim 002


21 de abril de 2008

21 de abril - Tiradentes

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Joaquim José da Silva Xavier, o Tiradentes, (Fazenda do Pombal, batizado em 12 de novembro de 1746 — Rio de Janeiro, 21 de abril de 1792) foi um dentista, tropeiro, minerador, comerciante, militar e ativista político brasileiro. No Brasil, é reconhecido como mártir da Inconfidência Mineira, patrono cívico e herói nacional
Exerceu diversos trabalhos entre eles minerador e tropeiro. Tiradentes também foi alferes, fazendo parte do regimento militar dos Dragões de Minas Gerais.
Junto com vários integrantes da aristocracia mineira, entre eles poetas e advogados, começa a fazer parte do movimento dos inconfidentes mineiros, cujo objetivo principal era conquistar a Independência do Brasil. Tiradentes era um excelente comunicador e orador. Sua capacidade de organização e liderança fez com que fosse o escolhido para liderar a Inconfidência Mineira. Em 1789, após ser delatado por Joaquim Silvério dos Reis, o movimento foi descoberto e interrompido pelas tropas oficiais. Os inconfidentes foram julgados em 1792. Alguns filhos da aristocracia ganharam penas mais brandas como, por exemplo, o açoite em praça pública ou o degredo.
Tiradentes, com poucas influências econômicas e políticas, foi condenado a forca. Foi executado em 21 de abril de 1792. Partes do seu corpo foram expostas em postes na estrada que ligava o Rio de Janeiro a Minas Gerais. Sua casa foi queimada e seus bens confiscados.
Conclusão : Tiradentes pode ser considerado um herói nacional. Lutou pela independência do Brasil, num período em que nosso país sofria o domínio e a exploração de Portugal. O Brasil não tinha uma constituição, direitos de desenvolver indústrias em seu território e o povo sofria com os altos impostos cobrados pela metrópole. Nas regiões mineradoras, o quinto (imposto pago sobre o ouro) e a derrama causavam revolta na população. O movimento da Inconfidência Mineira, liderado por Tiradentes, pretendia transformar o Brasil numa república independente de Portugal.

Fonte: Wikipedia e Sua Pesquisa

15 de abril de 2008

ENEM 2008

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As inscrições para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) de 2008 estarão abertas no período de 5 a 30 de maio próximo. A portaria que define as etapas da nova edição do exame foram publicadas no Diário Oficial da União de segunda-feira, 7 de abril. A prova será realizada em 31 de agosto, às 13h.


Podem participar do Enem tanto estudantes que vão concluir o ensino médio este ano quanto aqueles que já o concluíram. A inscrição pode ser feita nas agências dos Correios ou pela internet. No primeiro caso, as escolas que preencheram o Censo Escolar de 2007 vão receber fichas de inscrição. Os alunos da rede pública podem retirá-las na escola, preenchê-las e entregá-las numa das agências dos Correios. A inscrição é gratuita para estudantes das escolas públicas.

Alunos da rede particular também podem retirar a ficha na própria escola, mas devem efetuar pagamento de taxa (R$ 35), em qualquer agência bancária, antes da entrega nos Correios. Quem finalizou os estudos em anos anteriores pode retirar a ficha diretamente nos Correios e pagar a taxa de inscrição.

Ficam isentos de pagamento os egressos e os concluintes de instituições particulares que se declararem carentes. Quem optar pela internet deve preencher a ficha na página eletrônica do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (Inep/MEC) e imprimir o comprovante.

No caso de egressos e estudantes de escolas particulares, não haverá isenção de taxa, o sistema gera automaticamente o documento de cobrança, que estará disponível na página até 25 de julho. O pagamento pode ser feito em qualquer agência bancária.

Estudantes com necessidades educacionais especiais devem declarar no ato da inscrição o tipo de atendimento de que necessitam para a realização do exame. Dessa forma, poderão receber atendimento apropriado. Para atendimento nas unidades prisionais e hospitalares, é necessário que a coordenação desses locais informe diretamente o Inep sobre a situação dos matriculados até 13 de junho.

Confirmação - Independentemente da forma escolhida para inscrição, o estudante receberá, até 18 de agosto, o cartão de confirmação, com hora, data e local da prova, no endereço indicado no ato da inscrição. Se não receber o documento até aquela data, deve procurar uma agência dos Correios ou consultar, na página eletrônica, a escola na qual fará as provas.

O exame, de caráter voluntário, terá 63 questões objetivas de múltipla escolha, as quais abrangerão várias áreas de conhecimento, além de uma proposta para a redação. O estudante terá cinco horas para fazer as provas. Aqueles que as fizeram em anos anteriores podem inscrever-se novamente.

Em 2007, cerca de três milhões de alunos inscreveram-se no Enem, que serve de seleção para distribuição de bolsas do Programa Universidade para Todos (ProUni). Os resultados também são utilizados nos processos seletivos de quase 500 instituições de educação superior. O estudante receberá em casa, a partir da segunda quinzena de novembro, o Boletim Individual de Resultados e terá acesso a ele também pela internet, com a indicação do CPF e da senha de acesso.

Fonte: Gerência do Ensino Médio

12 de abril de 2008

Conheça o Projeto Jovem Cidadão

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O QUE É O PROJETO?
É uma estratégia de prevenção à violência no contexto do “AME A VIDA” - Plano de Reestruturação da Segurança Pública.
OBJETIVO
Proporcionar aos adolescentes da cidade de Manaus melhores condições para a construção da sua cidadania, dando-lhes formação e capacitação de tal forma que permita inseri-los no mercado de trabalho.



PÚBLICO ALVO
Alunos da rede pública de ensino na faixa etária de 12 a 20 anos.

ABRANGÊNCIA
Cidade de Manaus

“A juventude é uma das nossas maiores preocupações. Terá atenção especial com fomento do esporte, espaços culturais e educacionais que possam assegurar a formação de gerações saudáveis e preparadas a vencer os desafios de um mundo globalizado e competitivo, proporcionando um futuro melhor para as nossas próximas gerações.”
(Discurso proferido pelo Governador Eduardo Braga na sessão de posse em 1º de janeiro de 2003).

“Nosso governador nos pediu um tratamento especial aos nossos jovens, pois entende que Segurança Pública é também cuidar para que nossas crianças e jovens cresçam com dignidade, longe das drogas e da criminalidade”, destacou Sandra Braga, primeira-dama e presidente do Conselho de Desenvolvimento Humano (CDH), órgão que coordena o projeto".
Sandra Braga - Presidente do Conselho de Desenvolvimento Humano (CDH).


Fonte: Projeto Jovem Cidadão

11 de abril de 2008

Educar é...

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Etimologicamente, a palavra educar origina-se do latim ec-ducere que significa eduzir. No alemão, corresponde à palavra erziehen, formada por ziehen, que significa puxar, arrancar; e pelo prefixo er que denota um movimento completo para fora. Logo, educar é trazer para fora, é extrair de uma pessoa algo que a torne transformada. É, de certo, também, uma ação interativa e dialética realizada entre as pessoas que atuam na sociedade e nela estão imersas. Bem assim, educação é o processo que renova uma pessoa, extraindo-lhe ou libertando-lhe suas potencialidades criadoras. Ou como diria Paulo Freire em Pedagogia do Oprimido: “os homens se educam entre si, mediatizados pelo mundo”.

Desse modo, educar é produzir conhecimento inovador que dá feição nova à realidade, à sociedade. Basta lembrar dos inúmeros conhecimentos elaborados pelo homem ao longo dos séculos em filosofia, literatura, artes, ciências e tecnologia que outrora transformaram o mundo e hoje produzem saberes (no sentido mais amplo da expressão) de alta qualidade e darão um contributo de grande valor ao patrimônio comum da cultura humana. Aqui aparecem os conflitos de interesses inerentes ao fato de que conhecimento implica a aquisição, a manutenção e a reinvenção do poder.

Do ponto de vista econômico um país que não investe maciçamente em educação está fadado a se manter em um estágio de subdesenvolvimento. A educação libertadora proposta por Paulo Freire, mesmo dentro de um sistema capitalista, pode aproveitar-se das contradições intrínsecas à sociedade para alavancar a verdadeira finalidade do conceito de educação: educar para a transformação. Apesar da dominação da contra-educação, já confundida com aquele conceito, Paulo Freire recomenda uma paciência impaciente, de um lado, e uma impaciência paciente, de outro, como os pilares básicos de uma pedagogia de esperança. Portanto, não é inoportuno aproximar o seu pensamento com o de Heráclito (Fragmento 18): “Se não tiveres esperança, não encontrará o inesperado, pois não é encontradiço e não é inacessível.”

10 de abril de 2008

Divulgando nossa História

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A Escola Estadual Dorval Porto inicia aqui uma nova forma de contar a História dessa Escola que muito tem contribuído para o desenvolvimento da sociedade amazonense.

Visitem, comentem, participem interagindo conosco na nossa página.

SEJAM TODOS BEM-VINDOS (AS)!